top of page

O Leite não é um vilão

Nutricionista: Érika Boiane | CRN: 51228

Uma alimentação equilibrada e variada é uma das mais antigas recomendações nutricionais. Consumindo os diferentes grupos de alimentos, você pode atingir as quantidades necessárias de nutrientes essenciais para a saúde.

O leite e seus derivados constituem-se em um grupo de alimentos de grande valor nutricional, pois as fontes de proteína são de alto valor biologico, além de conterem grade aporte de vitaminas e minerais.

Em média o leite de vaca possui 87% de água e 13% de componentes sólidos sendo de 4% a 5% carboidratos, 3% de proteínas, 3% a 4% de lipídeos, 0.8% de minerais e 0,1% de vitaminas.

O consumo habitual desde grupo de alimentos é recomendado principalmente para que se atinja a ingestão diária recomendada de cálcio, um nutriente fundamental para a formação e manutenção da estrutura óssea do corpo humano.

Alguns mitos e crenças populares podem dificultar o consumo de leite pelos adultos. O fato dos seres humanos serem os únicos mamíferos que tomam leite de outra espécie e que mantém está ingestão após o desmame tem levantado questionamentos a respeito de seu consumo na fase adulta.

A exclusão dos alimentos lácteos da dieta pode acarretar em um déficit no aporte de alguns micronutrientes essenciais, como cálcio e proteínas.

Em alguns casos se faz necessário a exclusão deste grupo alimentar devido a intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca, porém está exclusão deve ser realizada com o acompanhamento necessário visando minimizar danos a saúde.

Fonte: SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição): A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro, 2015.


Nutricionista: Érika Boiane

CRN: 51228


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page